O Município

Santa Bárbara do Monte Verde, fundada em 1823, como consta em documentos, foi elevado a distrito de Barbacena em 1841, com o nome de Arraial de Santa Bárbara do Monte Verde. Em 4 de julho de 1857 desmembrou-se de Barbacena e elevou a distrito de Rio Preto, continuando pertencendo ao mesmo até sua emancipação que se deu em 21 de dezembro de 1995.


Em 1886 – O Barão de Santa Bárbara João Evangelista de Almeida Ramos construiu a Igreja Matriz de Santa Bárbara, um dos mais belos cartões postais do Município, localizado na Praça que leva o nome Barão de Santa Bárbara, O Barão de Santa Bárbara fixou residência no Vale do Pirapitinga distrito de Santa Bárbara do Monte Verde, tornando-se o maior proprietário rural da região. E foi homenageado com seu busto em frente a prefeitura municipal de Santa Bárbara do Monte Verde.
Santa Bárbara do Monte Verde é privilegiada pela sua localização em relação aos grandes centros por estradas pavimentadas, como: Juiz de Fora – 58 Km, fica a 331 km da capital Belo Horizonte.
É um município pequeno com uma área rural muito extensa, a economia básica é a agropecuária, tem uma história cultural muito rica.
Com atrações turísticas como: cachoeiras, grutas, trilhas, a mais conhecida é a Cachoeira do Prego em Santa Bárbara do Monte Verde, além da beleza natural, tem um tranqüilo e aconchegante restaurante rústico.

Para todas as formalidades administrativas, você pode ir à prefeitura de Santa Bárbara do Monte Verde Pça. Barão de Stª. Bárbara do Monte Verde, 57 mas você também pode contatar a prefeitura por telefone pelo seguinte número : (32) 3283-8169